quarta-feira, 30 de julho de 2008

Organizando o desafio

Organizando o Desafio:

1-Identificação da Escola : Escola de Educação Básica Paulo Blasi.

2-Tema proposto: CURIOSIDADES DOS ANIMAIS VERTEBRADOS

3- Objetivos:

· Compreender as diferenças dos grupos dos vertebrados quanto: ao modo de vida, características internas e externas, onde vivem, como é seu desenvolvimento, reprodução, alimentação, adaptação ao meio ambiente e sua importância para a cadeia alimentar.
· Reconhecer que os diferentes grupos são importantes para o equilíbrio do ecossistema.

4- Público a ser envolvido: o trabalho será realizado com as 6ª séries do Ensino Fundamental.

5- Mídias e Tecnologias: para realizar o trabalho os alunos realizaram diferentes atividades utilizando:
· Recortes de revista
· Recortes de jornais
· Internet.
· Computador
· Máquinas fotográficas.
· Livros
· Scanner

6- Proposta preliminar das etapas/ações a serem realizadas: Os alunos irão:

· Receber informações preliminares sobre o conteúdo
· Realizar um levantamento das características gerais de cada grupo. Como é: revestimento, alimentação, onde vivem, respiração, circulação, digestão, reprodução, modo de vida ( sua relação com o meio ambiente e entre si), utilizando os sites indicados.
· Elaborar um quadro comparando as respostas da pesquisa realizada (utilizando o computador)
· Fazer um levantamento da importância e sua contribuição na cadeia alimentar (utilizando os sites indicados)
· Fazer um desenho comparando as partes internas (utilizando os livros ou imagens retiradas dos sites indicados)
· Fazer um quadro com figuras ou fotos identificando as partes externas de cada grupo ( para comparar)
· Após a coleta dos dados os alunos realizaram uma postagem dos trabalhos em Blogger criado pela turma.

7- Período de realização:

· Início: Previsão 2ª semana de Agosto
· Término : Previsão final de Setembro

quinta-feira, 24 de julho de 2008

As tulipas


1- Nova postagem
2- Adicionar imagem
3- Procurar arquivo e abrir
4- Escolhe o layout e tamanho da imagem
5- Marcar aceito os termos quando da 1ª vez
6- Fazer o upload da imagem
7- Concluir

segunda-feira, 21 de julho de 2008

quinta-feira, 17 de julho de 2008

CONTINUANDO O DESAFIO

Caros colegas. Escolhi como desafio CURIOSIDADES SOBRE ANIMAIS VERTEBRADOS. Pois é o assunto que irei desenvolver junto com as 6ªséries no próximo bimestre. Gostaria de compartilhar com vocês alguns sites que escolhi inicialmente.
a) CURIOSIDADES DO MUNDO ANIMAL: mostra as características dos animais vertebrados(mamíferos). Onde são encontrados, o que comem, seu peso, tamanho, reprodução, como realizam a reprodução, sua principal característica(as mamas).... site:http://www.curiosidadesdomundoanimal.com.br/mamíferos.html
b)VOCÊ SABIA QUE...HOMENS&ANIMAIS: É um site próprio para crianças e adolescentes. Mostra curiosidades como: Foram os primeiros animais a sobreviveram a todas as Eras...Mamíferos são vertebrados de sangue quente cujas fêmeas produzem leite para seus filhotes... site:http://www.geocities.com/rainforest/andes/8032/page20.html
c)VERTEBRADOS - O MUNDO ANIMAL.COM: relata sobre a origem das espécies de vertebrados atuais e a sua evolução. site:http://www.animalshow.hpg.ig.com.br/verte.htm
d)SOBRE AS AVES - CANTO DAS AVES: Neste espaço você pode conhecer algumas curiosidades a respeito das aves de modo geral e outras específicas destes vertebrados tão especiais. site: http://www.cantodasaves.hpg.ig.com.br/curiosidade.htm
e)ANFÍBIOS- REPRODUÇÃO, ALIMENTAÇÃO, HABITAT, FOTO, SAPOS, RÃS: Como o título está informando trás informações sobre os anfíbios e suas curiosidades. site:http://suapesquisa.com/ecologiasaude/anfíbios/
Além dos sites acima podemos encontrar muito mais, basta termos curiosidade.

terça-feira, 15 de julho de 2008

Complemento da atividade sobre os Kidsgames

Os jogos no Kidsgames apresentam várias categorias, tais como: diversão, computador,leitura, jogos de estratégia, quebra cabeças, matemática e atividades de descoberta. Como escrevi, anteriormente, entrei em todas elas. Achei que eram mais interessantes para as séries iniciais. A categoria das atividades de descoberta poderia usar um pouco nas 5ª séries, mas chamaria pouca atenção dos mesmos.

Pesquisando na Internet

A pesquisa realizada sobre Linux, Windows, Sistema operacional foi realizada no site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Linux

terça-feira, 8 de julho de 2008

Leitura e Produção

Curso:Projeto de Capacitação Introdução à Educação Digital
Ana Maria Maracci dos Santos
Data: 08.07.08
Turma: 02

Leitura e produção

Texto Baseado no artigo:"Modificar a forma de ensinar" de José Manuel Morandisponível no site: http://www.eca.usp.br/prof/moran/ensinar.htm
Após a leitura do texto obtive o seguinte pensamento:Quando pretendemos ensinar alguma coisa à alguém devemos sempre estar atentos as diferenças. Antes de chegarmos a uma sala de aula devemos preparar o material contendo vários recursos. Não podemos simplesmente repetirmos o que estão nos livros, pois estes não conhecem a nossa clientela. Muitos professores ainda hoje repetem as aulas que ministravam a dez anos atrás, não renovam os seus métodos. Desta forma os alunos não suportam a sua presença em sala de aula. Tornam-se agitados, arredios, desinteressados.Atualmente, podemos contar com um vasto campo de informação. Não podemos ficar alienados, usando apenas o giz e o quadro, devemos lançar mãos em todos os recursos que estão ao nosso dispor. Os nossos alunos estão em contato com eles, não podemos ficar para trás. O poder das tecnologias é muito grande na juventude de hoje. Eles mostram muita criatividade quando em contato com as tecnologias. As nossas aulas tornam-se mais produtivas e do agrado dos alunos. Vamos tomar a frente dos meios de comunicação e atingir melhor os nossos os objetivos com alunos.

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Pesquisando na Wikipédia

Linux é o termo geralmente usado para designar qualquer sistema operativo (português europeu) ou sistema operacional (português brasileiro) que utilize o kernel Linux. Foi desenvolvido por Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu código fonte está disponível sob licença GPL para qualquer pessoa utilizar, estudar, modificar e distribuir de acordo com os termos da licença.
No dia
5 de outubro de 1991 Linus Torvalds anunciou a primeira versão "oficial" do kernel Linux, versão 0.02. Desde então muitos programadores têm respondido ao seu chamado, e têm ajudado a fazer do Linux o sistema operacional que é hoje. No início era utilizado por programadores ou só por quem tinha conhecimentos, usavam linhas de comando. Hoje isso mudou, existem diversas empresas que criam os ambientes gráficos, as distribuições cada vez mais amigáveis de forma que uma pessoa com poucos conhecimentos consegue usar o Linux. Hoje o Linux é um sistema estável e consegue reconhecer todos os periféricos sem a necessidade de se instalar os drivers de som, vídeo, modem, rede, entre outros.

Windows:
A palavra windows em português significa janelas. A sua
interface gráfica é baseada no padrão WIMP previamente desenvolvido em Xerox PARC: possui janelas que exibem informações e recebem respostas dos utilizadores através de um teclado ou de cliques do mouse.
O registro da
marca Windows foi legalmente complicado, pelo fato dessa palavra ser de uso corrente em inglês[
O Windows é um produto comercial, com preços diferenciados para cada uma de suas versões. É o sistema operacional mais usado do mundo, embora uma grande quantidade de cópias sejam ilegais. Tem várias versões como exemplo: Windows 1.0; 2.0;2.1; 3x; NT; 95;98; Odyssey; 2000; ME; XP; Server 2003;Vista; Server 2008; Seven; CE

Sistema operacional:
Um sistema operativo (
português europeu) ou sistema operacional (português brasileiro) é um programa ou um conjunto de programas cuja função é servir de interface entre um computador e o usuário.
Segundo alguns autores (Silberschatz et al, 2005; Stallings, 2004; Tanenbaum, 1999), existem dois modos distintos de conceituar um sistema operacional:
* pela perspectiva do usuário ou programador (visão top-down): é uma abstração do
hardware, fazendo o papel de intermediário entre o aplicativo (programa) e os componentes físicos do computador (hardware); ou
* numa visão bottom-up, de baixo para cima: é um gerenciador de recursos, i.e., controla quais aplicações (
processos) podem ser executadas, quando, que recursos (memória, disco, periféricos) podem ser utilizados.

Kidsgames- Jogos Educativos

Após o reconhecimento dos jogos, percebi que eles são favoráveis à crianças de séries iniciais. Eles permitem o desenvolvimento de várias áreas, tais como: motora, coordenação, atenção. concentração. Na área que atuo é pouco expressivo pois são atividades simples na parte cognitiva.