quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Resultado da 1ª etapa do desafio

Os alunos das 6ª séries ( E.E.Básica Paulo Blasi) realizaram uma pesquisa sobre as características mais significativas dos ANIMAIS VERTEBRADOS. O trabalho não foi muito fácil de realizar devido a quantidade de computadores na sala informatizada. Os alunos deveriam realizar a pesquisa em seis aulas. Dentre vários trabalhos escolhi este do aluno da 6ª 02 – Robson. Ele também produziu um pequeno slide que mostra alguns exemplos de vertebrados ( os slides foram postados antes do texto da pesquisa). Durante a execução dos trabalhos foi necessário alterar alguns passos devido ao tempo disponível. Os alunos receberam instruções de como realizar, mas ficaram livres na forma de trabalhar.


Peixes

☺Respiração – Tipo - A respiração dos peixes é bem diferente da humana. Eles respiram fazendo a água passar pela boca e, em seguida, até as guelras (brânquias), onde o oxigênio é retirado da água.O Sistema Respiratório - A água é bombeada para a boca por acção de poderosos músculos, passa pela faringe e banha as brânquias, saindo pelas fendas branquiais ou operculares, pelo que a ventilação é contínua.

☺Circulação - O sistema circulatório dos peixes e ciclóstomos (lampreias) é do tipo fechado e a circulação é do tipo simples.

☺Digestão - É extracelular. Esta representa uma importante vantagem evolutiva pois o animal pode ingerir em cada refeição maior quantidade de alimento, que é armazenado e digerido durante um período mais longo de tempo.LINK: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20061128164117AArfUVa

☺Reprodução – Vivíparos e Ovíparos
LINK: http://www.geocities.com/petsburgh/1918/reproducao.htm☺Sistema Excretor – A excreção dos peixes é realizada pelos rins e uma pseudo-bexiga que se abre na parte posterior do intestino, próxima ao ânus. Os peixes de água doce produzem um grande volume de urina, quando comparados aos peixes marinhos, que perdem muita água para o meio externo (mais rico em sais que o corpo), produzindo, portanto, uma urina bem concentrada e pouco volumosa.
LINK: http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./agua/salgada/index.html&conteudo=./agua/peixes.html

☺Classificação - Peixes ósseos e Peixes cartilaginosos.

Mamíferos

☺ Respiração – Tipo- Para respirar, os mamíferos possuem um sistema, conjunto de órgãos chamado de sistema respiratório.É formado por: pulmões, narina, faringe, laringe, traquéia, brônquios e alvéolos O ar penetra pelas narinas e chega até os pulmões. Ai, o oxigênio do ar passa para o sangue e é utilizado pelo organismo.A entrada de ar entra nos pulmões recebe o nome de inspiração: a saída denomina-se expiração. O ar expirado, o volume de caixa torácica aumenta ;inspiração, ocorre o inverso.
☺ Circulação - O coração é completamente dividido em 4 câmaras: 2 átrios e 2 ventrículos. A circulação é dupla, fechada e completa. As hemácias são anucleadas e esféricas. O pigmento respiratório é a hemoglobina.
☺Digestão - Os mamíferos possuem hábitos alimentares, que estão relacionados com o seu modo de vida. Muitos são herbívoros, como o boi, o carneiro, o cavalo, o elefante; outros são carnívoros, como o leão, o lobo, a raposa, a onça, o cão. Existem ainda insetívoros, como os musaranhos, a toupeira; e os onívoros, que se alimentam de carne e também de plantas, como é o caso do homem.
☺Reprodução - Quase todos os filhotes de mamíferos nascem diretamente do corpo da mãe e em estágio avançado de desenvolvimento, ou seja, já nascem com a forma semelhante à que terão quando forem adultos. Enquanto o filhote está se desenvolvendo dentro do útero materno, recebe nutriente e oxigênio, através da placenta. Estas substâncias, necessária à sua sobrevivência, chegam ao feto pelo cordão umbilical. Nem todos os mamíferos possuem placenta. Como exemplo, podemos citar o ornitorrinco e a équidna, pertencentes a um grupo de mamíferos que põem ovos. Um outro caso especial é o grupo dos cangurus. As fêmeas destes animais possuem uma bolsa chamada marsúpio, onde o filhote fica protegido desde o seu nascimento até o seu completo desenvolvimento.
☺Sistema excretor - São urotélicos, ou seja, excretam principalmente uréia através dos rins meta nefros, os ureteres desembocam na bexiga urinária, da qual sai a uretra, que conduz os produtos de excreção (principalmente a uréia) ao exterior, em geral, por uma abertura independente do aparelho digestivo.

☺Classificação - Classificação dos Mamiferos
Classe MammaliaSubclasse PrototheriaOrdem Monotremata (ornitorrinco, equidna)Subclasse TheriaInfraclasse Marsupialia (nome anterior Metatheria)Ordem Didelphimorphia (gambá, cuícas)Ordem Paucituberculata (cuíca-musaranho)Ordem Microbiotheria (monito-del-monte)Ordem Notoryctemorphia (toupeira-marsupial)Ordem Dasyuromorphia (diabo-da-tasmânia, gatos-marsupiais)Ordem Peramelemorphia (bandicotos)Ordem Diprotodontia (coala, wombat, canguru)Infraclasse Placentalia (nome anterior Eutheria)Superordem Afrotheria:Ordem Afrosoricida (tenrecos)Ordem Macroscelidea (musaranho-elefante)Ordem Tubulidentata (aardvarks)Ordem Hyracoidea (dassies)Ordem Proboscidea (elefantes)Ordem Sirenia (peixe-boi)Superordem XenarthraOrdem Cingulata (tatu)Ordem Pilosa (preguiça, tamanduá)Superordem Euarchontoglires:Ordem Scandentia (Tupaias)Ordem Dermoptera (colugos)Ordem Primates (lémur/lêmure, macaco, chimpanzé, homem)Ordem Rodentia (camundongo, rato, hamster, esquilo, castor)Ordem Lagomorpha (lebre, coelho, pika)Superordem LaurasiatheriaOrdem Erinaceomorpha (ouriço)Ordem Soricomorpha (musaranho, toupeira)Ordem Chiroptera (morcego)Ordem Pholidota (pangolim)Ordem Carnivora (cão, gato, urso, doninha, foca, morsa)Ordem Perissodactyla (cavalo, rinocerontes e anta )Ordem Artiodactyla (porco, veado, boi, ovelha, camelo)Ordem Cetacea (baleia, golfinho

Aves


☺Respiração – Sistema respiratório - - Os pulmões das aves são rígidos de volume fixo e sacos aéreos complacentes.

☺Circulação - Coração apresenta quatro cavidades ( duas aurículas e dois ventrículos ) separando completamente o sistema arterial e venenoso. Este é um fator importante para manter a temperatura do corpo regulada. O sistema é do tipo fechado. Glóbulos vermelhos nucleados, ovais e biconvexos. Circulação fechada, dupla e completa.
☺Digestão - Sistema digestivo completo, apresentam um bico córneo, o papo é uma dilatação do esôfago e serve para armazenar e amolecer o alimento, o estomago é uma dilatação do tubo digestivo, nas aves é dividido em duas partes=> pró-ventrículo ou estomago químico, e moela ou estomago mecânico, o intestino termina numa cloaca, várias glândulas auxiliam na digestão, as salivares, o fígado e o pâncreas. Parte da digestão ocorre no estomago e termina no intestino, onde ocorre também a absorção do material digerido, na porção final do intestino formam se as fezes, que é o material não digerido.
☺Reprodução - A reprodução ocorre da seguinte forma: os indivíduos de sexo masculino produzem os espermatozóides e os de sexo feminino, os óvulos, nas aves, a fecundação é interna e ocorre através da copula, os gametas masculinos são lançados pelo macho no interior do corpo da fêmeas, onde a fecundação acontece. Havendo fecundação forma-se o zigoto, que precisa de alimentação e proteção, no caso das aves o zigoto se protege formando a casca do ovo, e se alimenta através do vitelo. Na fecundação interna, o embrião pode ou não se desenvolver no organismo materno, no caso das aves, que são animais ovíparos, o embrião se desenvolve fora do organismo materno, pois, a fêmea dessa espécie, põe os ovos após a fecundação.
☺Sistema excretor – não apresentam bexiga. As aves liberam seus excretos junto com as fezes, tornando-as muito líquidas, por uma abertura chamada cloaca, que também é usada pelo sistema reprodutor.
☺Classificação - As aves são classificadas em muitas ordens, conforme diversos critérios, dentre os quais, hábito alimentar, tipo de bico e de pé. As nove ordens principais são: Reiformes, Ciconiformes, Anseriformes, Psitaciformes, Passeriformes, Galiformes, Columbiformes, Falconiformes e Estrigiformes.


Anfíbios


☺Respiração – Tipo - A respiração dos anfíbios pode ocorrer através de brânquias (durante a fase larval) e cutânea e pulmonar na fase adulta.
☺Circulação - A circulação nos anfíbios adultos é dupla, já que apresentam um circuito pulmonar de vasos e outro que percorre o resto do corpo. No entanto, é incompleta, pois não existe separação total entre o sangue arterial e o venoso, registrando-se certa mistura dos dois. O coração consta de três cavidades: duas aurículas e um ventrículo.
☺Digestão - Não apresentam dentes, porém possuem língua desenvolvida presa na região anterior da mandíbula; O sistema digestivo tem ainda um estomago grande,
fígado com vesícula biliar, pâncreas e intestino;O tubo digestivo termina numa região chamada cloaca, onde também desembocam os canais genitais e urinários

Reprodução - A maioria dos anuros depositam os ovos na água. Os ovos se desenvolvem em girinos que crescem e, após a metamorfose, tornam-se sapinhos adultos.Curiosamente, na maioria das espécies, o macho é menor do que a fêmea. A reprodução dos anuros, na maioria das vezes, inicia-se da mesma forma:O macho vocaliza para atrair a fêmea ao seu território;Quando a fêmea se aproxima, em algumas espécies, ocorre uma complexa corte onde o macho sinalizará seu interesse em acasalar, e é a fêmea que decide se irá se acasalar ou se irá procurar outro macho;Em outras espécies, não existe nenhuma corte, propriamente dita, e o macho escolhe a primeira fêmea que aparecer, sem deixar escolha para ela;A fecundação é externa e para haver liberação dos gametas, o macho deve entrar em amplexo com a fêmea. O amplexo trata-se de um abraço que o macho dá na fêmea, ficando atrás dela e agarrando sua cintura com as duas patas;Durante o amplexo, macho e fêmea liberam simultaneamente, espermatozóides e óvulos, os quais são fecundados assim que vão sendo liberados no meio (geralmente, num corpo d'água);Após a desova, macho e fêmea se separam. A fêmea normalmente vai embora, e só retornará na próxima época reprodutiva. O macho, continua na área vocalizando para tentar atrair mais fêmeas.Algumas espécies apresentam um modo reprodutivo muito diferente do padrão descrito acima. A desova pode ser feita, dependendo da espécie, em muitos locais diferentes, por exemplo:
☺Sistema excretor - excreção de menor quantidade de produtos tóxicos e órgãos dos sentidos que funcionam tanto em terra como na água.
☺Classificação - Ordem Urodela, Ordem Anura, Ordem Gymnophiona.

Répteis

☺Respiração – Sistema Respiratório - Os répteis podem deglutir o ar como fazem os anfíbios ou podem utilizar músculos costais e abdominais para aspirar o ar para os pulmões.

☺Circulação - é dupla e incompleta.

☺Digestão - possuem o sistema digestivo muito desenvolvido.

☺Reprodução – Os répteis se reproduzem sexualmente da mesma forma que outros vertebrados.

☺Sistema excretor - :Rins são metanéfricos, o que reduz grandemente a perda de água pela urina, fundamental em meio seco.

☺Classificação - Os répteis são divididos em três ordens: quelônios, crocodilianos, escamados,




3 comentários:

Unknown disse...

Ana, o que ocorreu nestes momentos de pesquisa usando a sala de informática que diferencia, ou não da pesquisa em livros, na biblioteca.
O que pode ser considerado como de autoria dos alunos?

Rozilene disse...

Ana
valeu seu trabalho....

redeat disse...

xq453 havaianas australia,havaianas torbice,joya schuhe,tevasandalendamen,veja shoes greece,stockxslovenia,joya shoes uk,salomonskor,stockxpolska ld564

 

Blogger news

Blogroll

About