sexta-feira, 4 de julho de 2008

Pesquisando na Wikipédia

Linux é o termo geralmente usado para designar qualquer sistema operativo (português europeu) ou sistema operacional (português brasileiro) que utilize o kernel Linux. Foi desenvolvido por Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu código fonte está disponível sob licença GPL para qualquer pessoa utilizar, estudar, modificar e distribuir de acordo com os termos da licença.
No dia
5 de outubro de 1991 Linus Torvalds anunciou a primeira versão "oficial" do kernel Linux, versão 0.02. Desde então muitos programadores têm respondido ao seu chamado, e têm ajudado a fazer do Linux o sistema operacional que é hoje. No início era utilizado por programadores ou só por quem tinha conhecimentos, usavam linhas de comando. Hoje isso mudou, existem diversas empresas que criam os ambientes gráficos, as distribuições cada vez mais amigáveis de forma que uma pessoa com poucos conhecimentos consegue usar o Linux. Hoje o Linux é um sistema estável e consegue reconhecer todos os periféricos sem a necessidade de se instalar os drivers de som, vídeo, modem, rede, entre outros.

Windows:
A palavra windows em português significa janelas. A sua
interface gráfica é baseada no padrão WIMP previamente desenvolvido em Xerox PARC: possui janelas que exibem informações e recebem respostas dos utilizadores através de um teclado ou de cliques do mouse.
O registro da
marca Windows foi legalmente complicado, pelo fato dessa palavra ser de uso corrente em inglês[
O Windows é um produto comercial, com preços diferenciados para cada uma de suas versões. É o sistema operacional mais usado do mundo, embora uma grande quantidade de cópias sejam ilegais. Tem várias versões como exemplo: Windows 1.0; 2.0;2.1; 3x; NT; 95;98; Odyssey; 2000; ME; XP; Server 2003;Vista; Server 2008; Seven; CE

Sistema operacional:
Um sistema operativo (
português europeu) ou sistema operacional (português brasileiro) é um programa ou um conjunto de programas cuja função é servir de interface entre um computador e o usuário.
Segundo alguns autores (Silberschatz et al, 2005; Stallings, 2004; Tanenbaum, 1999), existem dois modos distintos de conceituar um sistema operacional:
* pela perspectiva do usuário ou programador (visão top-down): é uma abstração do
hardware, fazendo o papel de intermediário entre o aplicativo (programa) e os componentes físicos do computador (hardware); ou
* numa visão bottom-up, de baixo para cima: é um gerenciador de recursos, i.e., controla quais aplicações (
processos) podem ser executadas, quando, que recursos (memória, disco, periféricos) podem ser utilizados.

1 comentários:

Unknown disse...

Era interessante você indicar as fontes de pesquisa, eu sei que na instrução da atividade indiquei um local para pesquisa, mas as pessoas que estiverem lendo a sua postagem não sabem.
A fonte deve ser indicada sempre e principalmente quando usamos o texto escrito por outra pessoa.
Indique a fonte em uma nova postagem.

 

Blogger news

Blogroll

About